Os subtis preconceitos que criamos contra nós próprias (e como mudar de atitude)

de Starzynska Matos em August 19, 2022

Não é surpresa que estejamos imersos numa cultura que valoriza a juventude acima da maturidade. Estereótipos negativos sobre o envelhecimento por exemplo estão por toda parte. 

Somos ensinadas desde o nascimento a ser anti-envelhecimento e a esconder dos demais tudo aquilo em que achamos que não estamos de acordo com os “padrões aceitáveis”. 

Tu mesmo sabendo que essas atitudes são ridículas, o constante bombardeamento de mensagens negativas pode facilitar que formas sutis de preconceito se infiltrem e nos afetem.

 Quando isso acontece, podemos até nos tornar subconscientemente anti-idade em relação a nós mesmos. E enquanto atitudes anti-idade de fora podem ser mais fáceis de detectar, as mensagens anti-idade que brotam de dentro de nós podem ser mais difíceis de reconhecer.

Examinar e confrontar essas formas de preconceito sobre idade, ou volume corporal pode trazer benefícios surpreendentes para tua saúde e bem-estar.

Estudos mostram que aquelas com atitudes positivas sobre o envelhecimento e auto-imagem vivem mais de sete anos do que aquelas com atitudes negativas. Mas, mais do que isso, ter uma atitude pró-idade pode preencher todos os anos da tua vida com novas oportunidades, aventuras incríveis, amigos e familiares amorosos e um novo desejo de abraçar tudo o que esta vida tem a oferecer.

 Mas agora uma pergunta:

Como é que tu sabes se essas formas subtis de preconceito estão a afetar-te? Abaixo estão cinco maneiras pelas quais esses preconceitos podem afetar-te a ti ou a outras mulheres que tu conheças – e como mudar para uma mentalidade pró-idade.

 

1. Deixar a tua idade ditar teu estilo de vida

Algumas pessoas mais tarde na vida optam por ir com mais calma. Outras ficam mais ocupadas.

Não mais ocupadas em ganhar a vida ou criar filhos, muitas acham que este é um ótimo momento para passar tempo de qualidade com a família e amigos, assumir hobbies novos ou esquecidos ou até mesmo iniciar um novo negócio ou projecto.

Mas algumas mulheres acham mais difícil navegar neste momento da vida.

Depois de uma vida inteira de mensagens negativas sobre o envelhecimento, sobre o peso, sobre a sua auto-imagem elas acreditam que "devem" fazer certas coisas em determinadas idades. Essa crença pode atrapalhar o que seria realmente gratificante por medo de que seja inadequado.

 Não há nada de errado em ter calma ou iniciar novos projetos à medida que envelhecemos.

 O que quer que tu escolhas fazer, faz porque queres, não porque alguém te disse que é assim que as pessoas da tua idade se devem comportar.

 O que é possível para ti depende da tua atitude mental, não da tua idade.

 

2. Veste “a tua idade”

Há muitas mensagens por aí sobre como as mulheres se devem “vestir de acordo com a idade” – e especificamente como as mulheres se devem parecer e usar.

Nossa sugestão? Vai divertir-te!

Escolhe roupas que te façam sentir confortável e confiante, independentemente do que os “especialistas” em estilo digam sobre isso.

Cores, cortes e estilos não significam nada. Quando tu te sentes bem, tu pareces bem. Tirradias confiança e a confiança é linda. A beleza e autoconfiança é algo que vem de dentro, e o teu soutien por exemplo pode-se transformar no teu melhor amigo.

Usar um dos nossos soutien sem enchimento novo, acabado de comprar, e ter a sensação mágica de o vestir pela primeira vez e verificar que o teu peito fica centrado, saberes que te podes baixar e os peitos não saem da copa, deixares de arranjar as alças a cada movimento que fazes, vai libertar a tua energia mental, para te focares verdadeiramente no que realmente importa que é em seres feliz.

 

3. Medo de aparentar a idade que se tem

 A indústria da beleza diz-nos que a pior coisa que podemos fazer é nos permitirmos a aparentar a nossa idade – e então mais vale comercializar uma infinidade de produtos e serviços projetados para disfarçar todos os sinais de envelhecimento.

 Todas essas mensagens podem pesar sobre nós.

 Temos agora uma pergunta franca para te fazer:

Se tu te apanhas a pensar numa nova rotina de beleza – como tingir o cabelo ou usar produtos anti-envelhecimento – verifica a tua motivação. Tu és motivada pela diversão? Ou medo? 

As escolhas pessoais que fazes em relação à maquiagem, roupa, soutiens, tinta de cabelo e outros tratamentos de beleza são tuas e somente tuas. Mas ao tomares essas decisões, elas devem vir de um lugar de diversão, emoção e celebração, deste modo elas irão tornar os resultados muito mais agradáveis ​​para ti.

Se tu achas que és motivada pelo medo, talvez queiras repensar essa escolha em particular.

Em vez disso, encontra maneiras de te amar como tu és. Encontra inspiração em mulheres pró-idade, em mulheres confiantes e com um bom conceito de auto-imagem e total aceitação de si própria, alguém que tu admiras e depois opta por fazer o que mais te agrada.

 

4. Esquecer de sonhar

Não importa a tua idade, corpo, cabelo, peito, rabo, há tempo para sonhar e ir atrás do que queres.

Muitas mulheres AVANTI começaram novos projetos ou carreiras mais tarde na vida. A embaixadora da AVANTI Raquel Miranda começou uma nova carreira em comunicação aos 50 anos. Então, aos 60, ela começou sua própria empresa. Ela é nossa cliente desde 2016, como o tempo passa.

Nunca é tarde para seguires os teus sonhos. Nem tu estás velha demais para começar a sonhar

Se tu estás a rejeitar os teus desejos porque achas inapropriado querer essas coisas na fase da vida onde te encontras agora, considera olhar para ti com novos olhos. Agora ouve bem isto que te vamos dizer, tu nunca és velha demais para ir atrás do que queres – a menos que penses que és.

 

 

5. Negligenciar a tua saúde

Parte de rejeitar o preconceito de idade e da auto-imagem é reservar um tempo para o autocuidado – e atender às tuas próprias necessidades de saúde em todas as idades.
Isso significa reservar um tempo para te exercitares, meditar, comer bem e envolveres-te em atividades que te dão prazer e beneficiam a tua saúde.

Afasta-te definitivamente de atitudes anti-idade e caminha em direção a uma perspectiva mais pró-idade, pró-auto-imagem, pró-auto-aceitação de quem és. É muito benéfico para tua saúde e bem-estar a longo prazo. Amares-te a ti própria traz benefícios em todas as idades.
Obrigado por seres uma inspiração pró-idade!
Reconheces o envelhecimento inconsciente em ti?
O que fazes para o combater?
Comenta em baixo para podermos conhecer um pouco mais de ti.
5 comentários
de Leonilde em September 16, 2022

Boa tarde
Estou na casa dos 70 anos, sou uma pessoa positiva em todos os sentidos, gosto de fazer sempre coisas novas e de vestir de forma jovial ,cores alegres dentro da moda clássico/moderno. Tenho uma estatura baixa (1,50) e tenho um peito pesado e penso que um pouco grande para a minha altura, tenho até alguns complexos com isso. Não consigo encontrar soutiens que me segurem bem o peito e por isso anda quase sempre descaído o que me deixa um pouco desconfortável. Gostaria que me aconselhassem qual o tipo de soutien mais adequado à minha estatura, mas que não me tornasse o peito ainda maior.
Obrigada

de Carla Rosa em September 16, 2022

Tudo é como é…ponto.

de Maria Pinheiro em September 01, 2022

Boa tarde ,tenho 67 anos adoro lingerie e gostava de comprar um conjunto giro para a minha idade por exemplo ,me amostrem vossa opinião ! O meu muito obrigado

de Maria Elvira Pereira em August 21, 2022

Concordo plenamente

de Maria Fernanda em August 20, 2022

Só li verdades…. E confesso que fiquei a pensar….

DEIXE UM COMENTÁRIO

Os comentários devem ser aprovados antes de aparecer


DE VOLTA AO TOPO