Cuidado com o "estigma do peso"

de Fernando Matos em October 30, 2020

 

Muitas mulheres de maior peso, sentem vergonha dos seus corpos por serem maiores e a isso juntam a frustração das inúmeras tentativas fracassadas para os reduzir. No entanto, outras mulheres apesar dessa característica, não se sentem assim.

Elas entendem que uma combinação complexa e parcialmente aleatória de fatores, incluindo os seus esforços repetidos para perder peso por meio de dietas, contribuíram para que o seu tamanho fosse maior.

A diferença entre os dois grupos de mulheres é que um internaliza o estigma de peso e o outro não.

O estigma do peso é a perceção culturalmente induzida de que ter peso alto é mau e que uma pessoa é diferente e pior porque tem um peso maior.

O conceito de estigma de peso, é conhecido também como preconceito de peso, preconceito de gordura ou discriminação com base no peso.

Este é um julgamento negativo, um sentimento de vergonha ou estereotipagem com base no que a balança indica, no tamanho ou forma de uma pessoa.

Esse preconceito/insegurança pode ocorrer no namoro, saúde, educação, amizades, emprego e em qualquer aspeto da vida.

Mas podes ficar tranquila, porque esse julgamento não está enraizado na verdade. Esse julgamento vem apenas de uma coisa chamada percepção.

A maneira como a sociedade vê as coisas. Não há fatos envolvidos, apenas pontos de vista baseados em preconceitos baseados na ignorância.

Mesmo que pesos maiores não fossem saudáveis ​​(o que é verdade em alguns casos), isso não torna a pessoa que carrega o peso errada, ou pior.

Então, por que algumas pessoas com peso mais alto pensam que estão erradas?

A resposta está em outros fatores além do peso. Essas mulheres podem ter aprendido a odiar corpos gordos nas suas famílias.

Mães que estiveram sempre tentar reduzir os seus quilos através de dietas, ou o pais que faziam comentários depreciativos sobre o corpo da mães.

Talvez a vergonha tenha começado quando sofreram bullying e provocações na escola ou foram excluídos de amizades ou clubes porque os seus colegas caíram no estigma do peso.

Ou talvez até, tenham crescido em famílias onde sentiram que precisavam ser perfeitos em todos os sentidos.

O peso era uma métrica que deveria ser respeitada. A busca pela perfeição era o foco.

A necessidade de ser aceite, e de se integrarem em grupos, podem ter sido as causas pelas quais aprovação dos outros se sobrepõe a uma aprovação essencial e que deverá vir sempre em primeiro lugar. A aprovação de nós próprios.

Muitas pessoas pensam “Se for aceite, as pessoas vão gostar de mim, e eu vou ser feliz”.

 Quando na verdade é ao contrário, “Se eu me aceitar, e sentir confiante, vou atrair para mim as pessoas que gosto e que se identificam comigo”

O estigma percecionado de peso a mais advém da necessidade de querer viver de acordo com um padrão social (neste caso, baixo peso) para nos sentirmos aceitáveis e merecedoras para ingressarmos nesse grupo que tem regras e imposições.

Pessoas com peso alto precisam fazer um esforço forte, consciente e contínuo para não internalizar o que a sociedade pensa dos seus corpos.

Essa mudança para nos sentirmos bem com o nosso corpo, mesmo que ainda querendo-o mudar, significa questionar o que as pessoas pensam de nós próprias, reconhecer que a percepção delas não é a verdade e intencionalmente escolher não acreditar nisso.

Escolher não acreditar nas opiniões dos outros, escolher não permitir que comentários ou olhares depreciativos abalem a pessoa que somos. Quando nos recusamos a interiorizar o estigma do peso, nós tiramos o poder às pessoas que nos estão a tentar envergonhar.

 

Não fiques a matutar no que dizem ou pensam sobre ti. Sê como és, sê única e faz aquilo que te faz sentir bem contigo própria.

O melhor ainda está para vir… ❤️

7 comentários
de Manuela horta em September 01, 2022

Olá boa tarde já algum tempo eu comprei um sutiam que gostei muito ❤️e foi muito bom e queria comprar outra vez mas nunca mais diveram 😞 será que já não vão ter mais!???a ref é art.BsM374 número 100E creme ou preto se voltasse a ter gostaria muito de comprar obrigada

de Maria Jose Aranha em September 01, 2022

Boa Tarde:
Eu gostaria de ver imagens de sutiãs tm. Grande
Tm. 95 D
44 copa D

de Maria José Aranha em September 01, 2022

Boa tarde:
Gostaria de ter imagens de sutiãs tm. Grande

de Maria de Fátima Ribeiro em April 19, 2021

Boa noite, gostaria de ter acesso a imagens de soutiens tamanho grande mas sem aros
Muito obrigada

de Susana em March 27, 2021

Olá boa noite eu tenho o peito grande e nas lojas convencionais nao encontro um soutien que me sinta confortável também nao sei o meu tamanho ao certo como tirar as medidas certas

de Margarida Mateus em March 27, 2021

Gostava de saber se tem números grandes.
Sra mim é o N 54 tenho a mamã grande.
Queria saber preços e se têm para poder comprar obrigada

de Ana Carvalho em January 30, 2021

Fiquei a conhecer a marca através da rede social Facebook. Nunca comprei nada… Ainda… Mas adoro tudo o que vejo, a lingerie, as mulheres, o conceito. Sempre estive acima do peso, e por vezes isso é difícil e o maior obstáculo foi conseguir emprego depois de ter ficado desempregada.. as pessoas pensam que por ser mais redondinha que não tenho a mesma tenacidade que uma pessoa mais magra, errado… Por termos de lutar mais acabamos mais fortes, capazes.. um bem haja

DEIXE UM COMENTÁRIO

Os comentários devem ser aprovados antes de aparecer


DE VOLTA AO TOPO